terça-feira, 29 de setembro de 2015

Quem são os anjos e arcanjos?


Em 29 de setembro, a Igreja celebra em sua Liturgia a Festa aos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Num período em que o exoterismo e o devocionismo criam alegorias e superstições ao redor dos anjos, é comum nos perguntarmos: Anjos existem? Quem são eles?


Um assunto que renderiam muitas páginas, não é fácil de ser resumido, por isso, procuramos alguns textos que podem nos ajudar a começar a esclarecer porque se dedica uma festa litúrgica a eles, os arcanjos.

“Muitas vezes, nós nos sentimos espantados com o que conhecemos sobre o poder de Deus, mas devemos ter consciência de que de fato devemos nos maravilhar muito mais, uma vez que não conhecemos quase nada sobre este poder. Uma das grandes manifestações do poder de Deus, e que de fato nos faz fascina, é a existência dos anjos, essas criaturas maravilhosas que assistem diante de Deus e sempre estão presentes também nas nossas vidas, como o caso dos arcanjos que festejamos hoje e que têm a sua existência e a sua ação descritas nas Sagradas Escrituras.” (Reflexões da Liturgia Diária, CNBB, 29/09/2015)

“A existência dos seres espirituais, não-corporais, a que a Sagrada Escritura habitualmente chama anjos, é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura é tão claro como a unanimidade da Tradição.
QUEM SÃO OS ANJOS?
Santo Agostinho diz a respeito deles: «Angelus [...] officii nomen est, non naturae. Quaeris nomen naturae, spiritus est; quaeris officium, angelus est: ex eo quod est, spiritus est: ex eo quod agit, angelus –Anjo é nome de ofício, não de natureza. Desejas saber o nome da natureza? Espírito. Desejas saber o do ofício? Anjo. Pelo que é, é espírito: pelo que faz, é anjo (anjo = mensageiro)» (168). Com todo o seu ser, os anjos são servos e mensageiros de Deus. Pelo facto de contemplarem «continuamente o rosto do meu Pai que está nos céus» (Mt 18, 10), eles são «os poderosos executores das suas ordens, sempre atentos à sua palavra» (Sl 103, 20).
Enquanto criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e vontade: são criaturas pessoais e imortais. Excedem em perfeição todas as criaturas visíveis. O esplendor da sua glória assim o atesta.” (CEC, 328- 330)

“O novo calendário [litúrgico] reúne em celebração única os três arcanjos que eram comemorados em dia diferentes. Este dia seria a festa do arcanjo São Miguel, o antigo padroeiro da sinagoga e agora padroeiro universal da Igreja. São Gabriel é o anjo da Anunciação, enquanto São Rafael é invocado como guia dos que viajam. 
São Miguel, como expressão da onipotência de Deus, recebeu, desde o começo da história do cristianismo, um culto particular. Constantino e Justiniano erigiram-lhe dois santuários nas duas extremidades do Bósforo.
Em Roma, o arcanjo domina a cidade do alto da Mole Adriana, a qual tomou o nome de Castelo Santo Anjo.
São Gabriel, "aquele que está diante de Deus", é o anunciador por excelência das divinas revelações: anuncia ao profeta Daniel o retorno do exílio do povo eleito; leva a Zacarias a notícia da iminente concepção do precursor do Messias. Depois, é-lhe confiada a missão mais alta que possa ser dada a uma criatura: o anúncio a Maria da Encarnação do Filho de Deus.
São Rafael é nomeado em um único livro das Escrituras: tem a missão de acompanhar o jovem Tobias para tornar-lhe seguro o caminho por estradas desconhecidas e lhe sugere a receita para curar o pai da cegueira temporária ("Rafael" significa, de fato, "Deus Cura"), sendo, por isso, invocado como protetor de quem se põe em viagem e como patrono de quem se dedica à cura dos doentes. “(Livro "Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente", Paulinas Editora)

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Pra você qual é a melhor rede social? Conheça a melhor rede social do mundo

Fonte: Texto original em inglês do vídeo "A Melhor Rede Social do Mundo" produzido por mayfellings.com e woorldmeeting2015.org - Tradução livre: IEAD RCCBRASIL

Deixe-nos apresentar a melhor rede social do mundo.
Nesta rede social você não precisa fazer registro.
Não há comerciais, é gratuita e se você tiver algum problema financeiro, terá alguém pra te ajudar.
Nessa rede social vocês podem assistir filmes juntos sempre que desejarem.
Você pode compartilhar fotografias com total privacidade.
Essa rede garante que todas as suas mensagens de texto serão lidas.
Em tempo real você pode jogar com as pessoas com quem tem todo cuidado possível.
Você pode aprender e compartilhar as melhores receitas.
Encontrar as formas mais baratas de viajar.
Esta rede oferece as melhores referências para encontrar um novo trabalho.
Todos os usuários podem compartilhar o conhecimento livremente.
Nesta rede ninguém é colocado bloqueado ou excluído.
Os seus seguidores rezam por você quando você precisa.
Esta rede social é acessível a todo mundo, em qualquer parte do mundo.
Onde o servidor nunca falha.
E você nunca sente-se sozinho.
Esta rede é usada por mais de sete milhões de pessoas.
Esta rede é formada por você e por mim.
Esta rede é a melhor rede social do mundo.
Porque é muito mais que apenas uma rede social.
Que rede é essa?
---
Assista o vídeo para descobrir que rede social é essa.


quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Como as Sagradas Escrituras podem mudar e conduzir a vida de um homem dos nossos tempos?

O Homem e a Bíblia - Um conto carismático baseado em uma história real



Nascido e criado em berço católico, de família praticante da fé, viveu assim até a juventude. Ao começar a trabalhar, abandonou tudo e ingressou no mundo dos prazeres ilusórios do álcool e da luxúria.  Foram 20 anos de degradação espiritual onde a imagem mental de Deus era uma sombra terrivelmente incômoda e a Santa Virgem Maria era, apenas, uma doce lembrança de sua juventude.

Um dia, recebeu a notícia da morte súbita de seu pai. O impacto foi semelhante ao atropelamento por uma jamanta. Sentiu um rompimento interno, algo se partiu, mas não soube o que.

Depois destes anos afastado da vivência católica, na missa de sétimo dia, resolveu confessar-se. Ainda atordoado espiritualmente, não sabia como fazer a confissão. Ao final, o sacerdote pede para que ele reze o Pai Nosso. Começou e parou no meio. Havia esquecido a oração.

Na dor do luto começou a lembrar-se de Deus. Entrava na Igreja e não sabia o que fazer, tudo era estéril e sem graça.

Certo dia ouviu falar que na Igreja Católica estavam falando em “línguas”. Isto despertou seu interesse, pois gostaria de falar, fluentemente, inglês, francês e alemão.
Uma colega de trabalho convidou-o para ir a um Grupo de Oração onde oravam em “línguas”. Em sua vasta ignorância imaginou que agora iria falar as línguas que desejava.
Decepção total. Durante a reunião viu, apenas, uma mulher “louca”, delirando, de olhos fechados, ora falando, ora cantando alto sons incompreensíveis. Aos poucos, todos enlouqueceram e começaram a falar e cantar estes sons estranhos. Sentiu-se em um hospício, no meio de loucos alucinados. Quis correr e sair dali, mas ficou com vergonha e permaneceu.

Ao final, todos vieram abraçá-lo, sorrindo, expressando uma alegria contagiante. Mesmo assim, seu desejo era sair dali, afastar-se daqueles alienados e nunca mais vê-los, apesar do insistente convite para que voltasse na próxima semana. Assim que pode, saiu apressado, pensando em nunca mais voltar.

Estranhamente, na semana seguinte, sem se dar conta, foi o primeiro a chegar. Durante a reunião, a mulher “louca” começou a falar os mesmos sons incompreensíveis. Desta vez ele ficou ouvindo atento e lhe ocorreu algo assustador. Começaram a surgir, em sua mente, números e letras que, aos poucos formaram um letreiro em neon vermelho, piscando: 1 Cor 2, 9, ... 1 Cor 2, 9 ....

Como aquilo permanecesse piscando em sua mente pensou que estava enlouquecendo também. Chamou a colega que estava sentada ao seu lado e lhe disse, baixinho, que iria embora, pois estavam piscando em sua mente estes números e letras.

Ela o abraçou e disse não saia, isto é um versículo bíblico. Ele não tinha bíblia e muito menos sabia o que era versículo. Ela mostrou na Bíblia, ele leu e nada entendeu.

O assunto foi falado para o grupo, sendo causa de muitos cantos, louvores e agradecimentos a Deus. Ele continuava sem entender, mas foi inundado de uma grande alegria.

Comprou uma Bíblia e leu aquele versículo, leu, leu e leu. Começou a gostar daquela nova maneira de ver as coisas de Deus.

Este Grupo de Oração era pequeno, entre 10 e 12 pessoas, mas fazia parte de um GO grande que se reunia em uma Igreja, às segundas-feiras, à tarde e à noite. Passou a frequentar este Grupo.

Tudo ia bem, mas havia um grande problema: a BÍBLIA. Não tinha coragem de sair à rua com ela. Queimava a mão, ardia, incomodava. A solução foi colocá-la dentro de um envelope pardo e depois, em um saco plástico preto, bem camuflada, para que ninguém percebesse o que era. Assim foi até fazer o Seminário de Vida no Espírito Santo e receber a oração para o batismo no Espírito Santo.

Depois disto, percebeu que andar na rua com a Bíblia tornou-se um prazer, tinha vontade de levá-la bem alto, acima da cabeça, para que fosse vista por todos. Nunca mais se separou dela. Parece que, agora, ela é uma extensão de seu corpo, faz parte dele. Todos os dias lê, estuda e  procura entender o que a leitura lhe diz.

Ler a Bíblia passou a ser uma ocupação agradável. Era um mundo novo que ia se abrindo, gradativamente, através da leitura comparada dos sinóticos, das reflexões sobre o Evangelho de João e da articulação com o Antigo Testamento. Percebeu que há uma interligação nos textos bíblicos. O Antigo e o Novo Testamentos dialogam entre si, um prefigurando e o outro realizando a prefiguração. Descobriu que a Palavra de Deus é uma escola de vida, real e transcendente.

Ao tomar posse das palavras de vida o Senhor foi mostrando, com suavidade e amor, o quanto já devia ter crescido na fé, mas era ainda uma criança que se alimentava do leite espiritual. (Cf. 1 Cor 3, 1-3 e Hb 5, 11-13). Esta percepção lhe deu forças para prosseguir e a recompensa não demorou a chegar. Encontrou primeiro a face de Jesus nos Evangelhos, depois a onipresença do Pai que perpassa toda a Sagrada Escritura e por fim a ação, incontestável, do Espírito Santo, de forma perene, sustentando a vida e santificando a obra eterna.

A mulher do silêncio foi a última descoberta. Inicialmente, não se sentiu capaz de compreender como este silêncio podia falar tão alto. Aquela que avança como a aurora, a Virgem Maria, atravessa toda a Bíblia, do Gênese ao Apocalipse, expressamente ou prefigurada, humilde e sublime, berço humano do Altíssimo. Encontrar, de forma velada, o esplendor de Deus naquela jovem mulher abriu-lhe os olhos espirituais para a contemplação de um mistério divino, Maria é a Mãe de Deus, por obra do Espírito Santo e Mãe da humanidade por doação de Jesus.

Ele agradece a Deus por ter uma Bíblia e encontrar nela o seu alimento. Esta foi a grande mudança que a sua amada Bíblia realizou em sua vida.

Bendita seja a Palavra de Deus, para sempre!



***
Autor: Edmundo Pereira Teles.
Rio, 13 de setembro de 2015.

* Sr. Edmundo Pereira Teles é aluno dos Cursos Mariologia e História da Igreja de nosso Instituto - convidado, contribuiu voluntariamente escrevendo para nosso Blog.
**O anonimato do personagem foi mantido, mas a história é real. Se você se identificou com história, deixe Deus agir também na sua!