terça-feira, 23 de junho de 2015

A pessoa não pode anunciar a Palavra de Deus sem tê-la antes vivido

"Lampada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho."(Sl 118,115)

Há 5 anos o nosso Instituto de Educação a Distância da Renovação Carismática Católica do Brasil (IEAD RCCBRASIL) vem ofertando cursos na área de Bíblia, com o objetivo de aproximar as pessoas da Palavra de Deus.

O primeiro curso, lançado em 2010, trabalha aspectos da Revelação Divina, a doutrina da Igreja sobre a Bíblia, e traça um roteiro de leitura orante da Palavra, com o método da Lectio Divina (ler, meditar, orar, contemplar). Introdução aos Estudos da Bíblia. É um curso realizado online, produzido pelo IEAD RCCBRASIL e ministrado pelo professor Marcos Volcan, mestre em Ciências da Religião pela PUCRS.

Já o segundo curso, Instrumentos Eficazes para Melhor Compreender a Bíblia, é ancorado nos instrumentos da exegese (leitura crítica do texto bíblico) e objetiva a compreensão aprofundada do texto. Orienta os cursistas ao estudo com o método exegético, que visa diminuir a possibilidade de uma leitura fundamentalista da Bíblia. É ministrado pelo Prof. João Cláudio Rufino, Teólogo e Filósofo, Mestre na área de Bíblia pela PUCSP. Ambos os cursos mantêm-se com inscrições abertas no site do Instituto, com abertura de turmas mensais.

Uma das questões que os alunos e as pessoas de um modo geral se deparam é, o que é mais importante a leitura orante ou o estudo crítico da Bíblia?

Para dar pistas sobre isso, Quais atitudes deve ter o católico diante da Bíblia? Apresentamos Os conselhos do Papa Francisco. Traduzimos um texto da Agência de Notícias ACI, que apresenta o discurso do Papa aos membros da Federação Católica Bíblica em 19 de junho de 2015. Acompanhe a seguir a tradução na íntegra:
---
Quais atitudes deve ter o católico diante da Bíblia? Os conselhos do Papa Francisco.
VATICANO, 19 de Junho. 15 / 09: 35 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Francisco afirmou hoje em Roma que a pessoa não pode anunciar a Palavra de Deus sem tê-la antes vivido. “Para poder anunciar a palavra de verdade, nós mesmos devemos ter feito a experiência da Palavra: tê-la escutado, contemplado, quase tocado com as nossas mãos”.
Assim falou no discurso que entregou aos membros da Federação Bíblica Católica (FEBIC), que há pouco tempo têm como novo presidente o Cardeal Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila (Filipinas).
Durante a audiência, o Santo Padre falou sobre a necessidade de anunciar esta Palavra e de ajudar as pessoas a encontrarem-se com Cristo. Como fazer isso? Tomando a Palavra e venerando-a, lendo-a, escutando-a, anunciando-a, pregando-a, estudando-a e difundindo-a. Por este motivo exortou para que exista “uma preocupação real pelo encontro pessoal com Cristo que se comunica com nós na sua Palavra”.
O encontro foi organizado pelo motivo da décima assembleia plenária dedicada ao tema “O que temos visto e ouvido, no-lo anunciamos também a vós” e ao cumprir-se 50 anos da promulgação da Constituição dogmática sobre a Divina Revelação Dei Verbum.
O Papa aproveitou a ocasião para apresentar dar algumas indicações sobre como os cristãos podem aproximar-se da Palavra.
Eles são “o povo adquirido por Deus para anunciar seus louvores” e “devem, em primeiro lugar, como sugere a Dei Verbum, venerar, ler, escutar, anunciar, pregar, estudar e difundir a Palavra de Deus”.
Assim, “a Igreja, que proclama a Palavra cada dia, recebendo dela seu alimento e inspiração, se faz beneficiária e testemunha excelente da eficácia e da potência inerentes à mesma Palavra de Deus”.
No entanto, “não somos nós nem nossos esforços, senão o Espírito Santo, que atua através dos que se dedicam à pastoral e faz o mesmo com os que escutam, predispondo uns e outros à escuta da Palavra anunciada e à acolhida da mensagem de vida”.
No discurso, o Papa também reconhece que ainda há lugares no mundo onde a Palavra nunca foi proclamada ou em que hoje em dia não é aceita “como Palavra de salvação”.
Nestas regiões “há lugares onde a Palavra de Deus se esvazia de sua autoridade”.
“A falta do apoio e da força da Palavra leva a um enfraquecimento das comunidades cristãs de antiga tradição e dificulta o crescimento espiritual e o fervor missionário das Igrejas jovens”, explicou Francisco.
Diante desta realidade, “a mensagem corre o risco de perder seu frescor e de não ter o aroma do Evangelho”.
Portanto, “continua sendo válido o convite a um forte esforço pastoral para que se revele o lugar central da Palavra de Deus na vida da Igreja, favorecendo a animação bíblica de toda a pastoral”.
“Devemos certificar-nos de que nas atividades ordinárias de todas as comunidades cristãs, nas paróquias, nas associações e nos movimentos, haja uma preocupação real pelo encontro pessoal com Cristo que se comunica com nós na sua Palavra, porque, como ensina São Jerônimo, ‘o desconhecimento das Escrituras é desconhecimento de Cristo’”.

Por último, o Papa destacou que precisamente a missão dos “servidores da Palavra”, ou seja, bispos, sacerdotes, religiosos e leigos, é “promover e facilitar este encontro, que desperta a fé e transforma a vida; por isso rezo, em nome de toda a Igreja, pra que cumprais vossa missão: fazer que ‘a palavra do Senhor siga propagando-se e adquirindo glória” até o dia de Jesus Cristo’”. 



Fonte: ACI/EWTN Noticia (Notícia original em Espanhol)
Tradução do Espanhol para o Português: IEAD RCCBRASIL

---



Nenhum comentário:

Postar um comentário