quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Cristãos sem Cristo

Este texto trata-se de uma tradução de reflexões de Dom Felipe Arizmendi Esquivel, bispo mexicano. O texto trata do perigo do devocionismo e do iluminismo católico, ante a verdadeira fé em Jesus Cristo. Uma boa reflexão para fazermos nosso exame de consciência: Temos sido Cristãos sem Cristo? Um chamado a uma nova conversão...

***
SITUAÇÕES

Há crentes que colocam todos os seus esforços para comemorar as festas dos padroeiros da cidade ou bairro com muitos fogos de artifício, flores, música, decoração e outras atividades para as pessoas se divertirem, mesmo com conjuntos caros e melodias mundanas, que contradizem a festa religiosa. Quase não participam na missa, não confessam e nem recebem a Sagrada Comunhão, não se preocupam com a leitura da Bíblia, nem de instruírem-se na fé, eles não se arrependerem de seus pecados. Temos dito que, em vez de gastar tanto, destinar uma parte dos recursos para projetos de caridade da paróquia, ou ajudar a socorrer um pobre prisioneiro injustiçado ser livre, mas ficam bravos e me dizem que eu não entendo seus costumes e quero alterá-los. Mas sim, afirmam serem muito religiosos.


Outros entram nas igrejas e oferecem orações para imagens com muito fervor, eles acendem velas ou candelabros, depositam flores, fazem promessas em troca de pedir algum milagre ou favor. Mas não vêm para rezar diante de Jesus presente, vivo, real e verdadeiro no Sacrário, sob o sinal sacramental da hóstia consagrada. Não ouvimos ou vemos manifestarem o seu amor por Ele, passa despercebido. Eles se ajoelham diante da imagem de um crucifixo, mas não dão ouvidos a Jesus na Eucaristia. Da mesma forma, têm muitas imagens religiosas em suas casas, mas não sentem a necessidade de ir à missa aos domingos, veem isso como um fardo, uma obrigação, ou uma mera devoção para quando tenham tempo, ou quando o desejo lhes apareça. Eles não entenderam o tesouro de vida que temos aqui. Quando falamos dos pobres, nos rejeitam porque dizem que estamos nos metendo na política...

ILUMINAÇÃO
Papa Francisco expressou o assunto: "Encontramos muitos cristãos sem Cristo, sem Jesus.. São cristãos que colocam sua fé e sua religião, o seu cristianismo, em muitos mandamentos devo fazer isso, devo fazer aquilo, porém, realmente, não sabem porque o fazem. Cristãos sem Cristo há muitos, como os que buscam apenas devoções, muitas devoções, mas Jesus não. E, então, te falta algo meu irmão! Te falta Jesus. Se tuas devoções te levam a Jesus, então tudo bem. Mas se ficas só nisso, então algo não está caminhando.

Outro grupo de cristãos sem Cristo são os que buscam coisas um pouco raras, um pouco especiais, os que vão atrás das revelações privadas; desejam um “espetáculo” de revelações, para ouvir coisas novas.  Também os que perfumam sua alma, mas não têm virtudes, porque não têm Jesus.

Qual é então a regra para ser cristão com Cristo? Só é válido o que te leva a Jesus, e é válido apenas o que vem de Jesus. Jesus é o centro, o Senhor, como ele mesmo diz. Um homem ou uma mulher que adora a Jesus é um cristão com Jesus. Porém, se você não consegue adorar Jesus, algo lhe falta. Eu sou um bom cristão, eu estou no caminho de ser um bom cristão, se eu faço o que vem de Jesus ou o que me leva a Jesus porque Ele é o centro. “O sinal é a adoração a Jesus, a oração de adoração diante de Jesus.”

COMPROMISSOS

Seguir a Cristo implica uma dupla dimensão, inseparáveis ​​uma da outra: uma vertical e uma horizontal. O vertical é a relação com Deus, a fé Nele, amá-Lo, ouvi-Lo, servi-Lo, adorá-Lo, se aproximar dos sacramentos, rezar. A Horizontal é a relação de amor aos demais, o serviço aos pobres, o cuidado compassivo para com os que sofrem, a preocupação com a vida digna dos marginalizados, a bondade para com os doentes e idosos, a misericórdia para com os migrantes, a solicitude para com os preso , a proximidade com aqueles que não encontram sentido na vida, a defesa dos oprimidos , a promoção da mulher, em suma, ser um bom samaritano.


Se cultivarmos a dimensão vertical e não a horizontal, a nossa religião é manca, incompleta, não é totalmente fiel ao Evangelho. Se nos dedicamos apenas á dimensão horizontal sem a vertical, podemos reduzir-nos a benfeitores sociais, o que é bom, mas incompleto. E se a dimensão horizontal não é compatível com a vertical, cai no chão: desanimamo-nos, nos tornamos amargos, apenas criticamos e deixamos de amar. Seríamos cristãos sem Cristo."

***

Texto de Dom Felipe Arizmendi Esquivel, Bispo de San Cristóbal de las Casas (México)
Tradução livre a partir do texto em Espanhol.
Fonte do original em Espanhol: http://elobservadorenlinea.com/2013/10/cristianos-sin-cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário